Cognição é o elemento
propulsor da organização na implementação de processos sistêmicos e continuados
de coleta da informação, considerando neste aspecto a aplicação de tecnologia
da informação que facilita a interpretação e a construção do conhecimento.
Prosbst, Raub e Kai (2002) apontam que, ao contrário de fazer distinções
nítidas entre dados, informações e conhecimento, pode ser mais útil colocá-los
em uma série contínua, com os dados em uma extremidade e o conhecimento na
outra.
Assim é que sinais esparsos
de dados e informações reúnem-se para formar padrões cognitivos sobre os quais
as ações podem basear-se. As habilidades e o conhecimento são adquiridos
gradualmente, desenvolvendo-se ao longo do tempo e por intermédio de um
processo em que somas de informações são reunidas e interpretadas. Tal processo
pode ser definido como uma progressão ao longo de um contínuo de dados,
passando por informações, elaboração do conhecimento e a Inteligência da
organização.
Segundo Hayes e Allinson
(1994) a cognição está relacionada à forma como as pessoas adquirem, armazenam
interpretam e utilizam o conhecimento. Portanto, cognição é busca,
processamento e utilização de informações, que gera um significado efetivo para
a organização.
Na atividade investigativa
ou preventiva a cognição é um processo mental humano dos profissionais
associado à análise e ao processamento da informação para resolução de
problemas e tomada de decisão. São processos desenvolvidos pela organização no
tocante à busca da verdade real sobre um crime ou um fenômeno, identificação de
padrões, tendências, projeções. Pela captação de dados e organização de
informações em bancos de memória, realizam diagnósticos e prognósticos,
produzindo conhecimento sobre as situações mais complexas do ambiente social.
A cognição está relacionada
aos métodos ou procedimentos envolvidos na organização policial para ser
elemento impulsionador de processos sistêmicos e continuados de coleta da
informação, análise e síntese, e com a tecnologia da informação, facilitar a
construção do conhecimento pertinente na atividade policial.
A infra-estrutura
tecnológica que apóia a estrutura de fontes de informação amplia a capacidade
de obtenção da informação, que no contexto mais genérico, significa aumentar a
capacidade de gerir informação significativa e construir conhecimento. Isto
promove uma visão da organização mais aberta para acesso à informação. A ênfase
está na agilidade, rapidez e distribuição. A tecnologia da informação oferece
coordenação e ambiente para o envolvimento de pessoas e setores em rede
realizando inúmeras funções, que antes, departamentos costumavam fazer apenas
poucas funções de forma centralizada.
[1] PROSBST, Gilbert; RAUB, Steffen; KAI, Romhardt. Gestão
do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Editora Bookman. 2002.
[2] HAYES, J e ALLINSON, C.W. Cognitive style and its
relevance for management practice. British Journal of Management, vol. 5,
n.1,p.53-71,1994.
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