02 março 2018

ARMADILHA TECNOLÓGICA

Mudanças de grandes dimensões estão sendo impulsionadas pelos novos e criativos apps[1] da tecnologia móvel. Hoje estamos num movimento de imensa velocidade de conecção de diversos dispositivos eletrônicos, empresas, negócios e pessoas. A conectividade exige que todos os recursos tecnológicos existentes atendam à compatibilidade, interagibilidade (possibilidade de relacionamento pessoal, profissional, comunicação, prestação de serviços, vendas) etc.
Para atender à demanda provocada pela conectividade, aumentando a velocidades de conexão e o crescente número de dispositivos conectados é necessário também uma nova abordagem para as infraestruturas de armazenamento, clouds[2] e o gerenciamento dos dados e tantas informações produzidas.
Geridos de forma eficiente, os dados e as informações oferecem a possibilidade de construção de conhecimentos estratégicos e uma riqueza de oportunidades para as pessoas e empresas. Exige também uma aplicação inteligente, rápida e flexível com uso de softwares capazes de  processar, analisar e interpretar o volume dessas informações geradas.
Atualmente as organizações partem para a acomodação de smartphones, tablets e outros dispositivos pessoais em redes internas, com os recursos de segurança mais robustos e disponíveis. Daí, a velocidade de inovação, o crescimento do capital intelectual e aumento do nível empresarial, são astronômicos, simultaneamente levantando novos desafios e oportunidades extraordinárias.
Baixamos milhões de apps e contamos com eles para fazer de tudo, desde transações bancárias a pedir um uber até o armazenamento de fotos pessoais. Um bilhão de pessoas postam informações em sites, facebbok, twitter, Instagram e fornecem, informações de redes sociais de outras pessoas e empresas.
De acordo com Marc Goodman (2015) os aspectos positivos dessa evolução tecnológica são evidentes. Os telefones celulares sozinhos são diretamente responsáveis por gerar bilhoes de dólares em desenvolvimento econômico em todo o mundo.
Além disso, prossegue o autor dizendo que a interconectividade que a internet oferece por meio de sua arquitetura fundamental significa que pessoas diferentes de todo o mundo podem se reunir e compartilhar informações como nunca havia sido possível.
Contudo, alerta o escritor, na obra livro Future Crimes. “O que aconteceria se as armadilhas tecnológicas de nossa sociedade moderna – as ferramentas fundamentais das quais estamos falando e totalmente dependentes – desaparecessem?  Qual é o plano de contingência da humanidade? Na verdade, não existe.”


[1] Abreviação de aplicativo móvel. Software desenvolvido para ser instalado em um dispositivo eletrônico móvel, como um telefone celular, tablet etc. Disponível em Wikipédia. Acesso em: 19/06/2017
[2] Conceito de armazenamento em nuvem com computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da internet e que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo. Disponível em Wikipédia. Acesso em: 19/06/2017.

Nenhum comentário: